Aconteceu no dia 09 de Abril de 2015, às 19h, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, a solenidade de premiação da I Olimpíada Baiana de Biologia, promovida pela Universidade Federal da Bahia, com o apoio da FAPESB, PROEXT, PROAE, Empresa Ether Network e Cristal.

Tivemos a honra de contar com o Professor Coordenador da Olimpíada Brasileira de Biologia, Prof. Rubens Oda, que proferiu uma palestra sobre “O papel das Olimpíadas no Ensino e no Aprendizado”.

A cerimônia teve início com a apresentação musical do violonista da Universidade Federal da Bahia, Adriano Oliveira, que encantou o público com suas belas melodias tocadas. Logo após, a Diretora do Instituto de Biologia, Professora Sueli Almuiña, proferiu discurso de abertura da Olimpíada, e em seguida, a professora Coordenadora da Olimpíada Baiana de Biologia, Profa. Ivana Nunes Gomes de Araújo, fez o seu pronunciamento sobre a Solenidade. Posteriormente, o professor Rubens Oda palestrou sobre “O papel das Olimpíadas no Ensino e no Aprendizado”.

Em seguida, iniciaram-se as premiações. A aluna Isabella Sales de Macedo alcançou o primeiro lugar geral da Olimpíada, recebendo a medalha de Campeã. Juntamente com ela, os alunos Matheus Celestino Santiago de Oliveira (1º lugar do primeiro ano) e Seon Augusto de Souza Ferreira (1º lugar do segundo ano) receberam como prêmio um tablet, além das medalhas de Ouro e brindes da Olimpíada. Os demais estudantes medalhistas do 1º, 2º e 3º anos, nas categorias ouro, prata e bronze e Menção Honrosa também receberam medalhas, certificados e brindes.

Na oportunidade ainda aconteceu o lançamento da II Olimpíada Baiana de Biologia, edição 2015, com inscrições abertas em Julho e prova a ser realizada no dia 12 de Setembro.