1. A base experimental no estudo da vida em seus diversos níveis de organização: a contribuição da ciência nas grandes mudanças no pensamento biológico. A biologia hoje.

3. A célula como o primeiro nível de organização do sistema vivo – do simples ao complexo: ensaios e especializações dos processos metabólicos em procariotos e eucariotos. Células especializadas na organização em tecidos e órgãos e a emergência de propriedades.

4. Os organismos animal e vegetal como emergência da integração dos sistemas. A abordagem evo-devo na compreensão das interações em direção à formação do organismo.

5. As populações e a perpetuação da vida: dinâmica e evolução – das bactérias aos seres humanos. Hereditariedade: mecanismos celulares e genéticos. Teoria da evolução: das ideias de Darwin à síntese moderna. Adaptação, seleção natural e deriva genética.

6. Comunidades e ecossistemas: fundamentos de sua sustentação. Biomas Brasileiros. As redes biológicas como expressão das interações ecológicas em uma abordagem eco-evo. Os ciclos biogeoquímicos. A pegada antrópica. Saúde individual e coletiva. Doenças emergentes e reemergentes. Endemias, epidemias e pandemias.

7. Organizando a diversidade biológica. Classificações biológicas em seu contexto histórico. A nomenclatura científica e a comunicação no mundo da ciência.

8. Biotecnologia – aplicação dos conhecimentos biológicos para a melhoria da qualidade de vida.